teste redelab
SESLAB - Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Estado do Paraná
É o conjunto de redes estaduais de laboratórios, organizados em sub-redes, por agravos, doenças, programas ou por ações epidemiológicas, sanitárias e ambientais, de forma hierarquizada por grau de complexidade. O LACEN/PR é o responsável pela Coordenação e Gestão do SESLAB através da construção das Redes Descentralizadas de Laboratórios de Saúde Pública, distribuição de insumos, capacitação e treinamento. As Ações no LACEN/PR são organizadas pelos setores técnicos e pela Divisão do Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (DVSEL). Atualmente, até novembro de 2024, são 5 redes descentralizadas (incluindo 10 diferentes metodologias) ativas no Paraná
Estas duas redes descentralizadas funcionam de maneira complementares para a Vigilância Laboratorial da Dengue e Arbovírus. Atualmente é composta por 7 Laboratórios Executores, sendo 4 para exames de biologia molecular e sorologia (LACEN/PR, LACEN/PR - Unidade Fronteira, LEPAC - UEM e Laboratório de Análises Clínicas do HU-UEL) e mais 3 para exames sorológicos: CRE Paranavaí, CISNORP - Jacarezinho e Laboratório Municipal de Curitiba.
Em construção
As redes de descentralizadas de Tuberculose funcionam através de duas metodologias diferentes para complementação do diagnóstico: Teste Rápido Molecular, metodologia com excelente sensibilidade para o diagnóstico primário e o Teste IGRA (Interferon Gamma Realease Assay), exame para diagnóstico da Tuberculose Latente com maior precisão que os demais ensaios para TB latente. Atualmente fazem parte da Rede 14 Laboratórios distribuídos por 12 Municípios do Estado.
A rede Vigiagua (Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano) é composta por 12 laboratórios que realizam análises microbiológicas (coliformes totais e fecais) e análises físico-químicas (turbidez e flúor) com o objetivo de garantir à população paranaense o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade.