LACEN/PR participa de treinamento em sorologia para detecção de anticorpos IgM contra o vírus Oropouche (OROV) 25/11/2024 - 13:05

A capacitação feita no último mês, entre os dias 15 a 18 de outubro, foi realizada no Laboratório de Sorologia II da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas (SEARB) do Instituto Evandro Chagas (IEC) em Belém (PA) e contou com a participação de todos os Laboratórios Centrais (LACEN) do Brasil com o intuito de promover a implantação e descentralização da técnica de detecção de anticorpos IgM contra o vírus Oropouche (OROV). Hoje essa pesquisa é realizada apenas pelos laboratórios de referência. 

O objetivo principal da capacitação foi apresentar e treinar os profissionais participantes para a metodologia de ELISA  "in house", uma técnica complexa e bastante trabalhosa, mas utilizada para a confirmação de resultados duvidosos e quando não há kits comerciais disponíveis, como é o caso do diagnóstico sorológico do OROV. Durante o curso foram realizada atividades práticas sob a supervisão de técnicos experientes, garantindo a padronização dos procedimento. Os participantes também tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a epidemiologia, diagnóstico laboratorial e importância da detecção de anticorpos IgM para o diagnóstico da febre do Oropouche e discutir e trocar experiências com profissionais de diferentes regiões do país, fortalecendo a rede de colaboração em vigilância epidemiológica.

Esteve representando o LACEN/PR a farmacêutica Carla Gomes da Silva Bortoleto, responsável pelo diagnóstico sorológico das Arboviroses. 

GALERIA DE IMAGENS