LACEN/PR comemora 130 anos de história. 10/12/2024 - 11:49

O Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN/PR), referência nacional em saúde pública e o segundo mais antigo do Brasil, comemorou, nesta quinta-feira (5), seus 130 anos de história. Criado pela Lei nº 124, de 21 de dezembro de 1894, com a finalidade de pesquisar agentes causadores de infecção, contaminações dos alimentos e fraudes em produtos fornecidos para a população. Desde então tem mantido este escopo trabalhando em prol da saúde coletiva. 

Atualmente não podemos considerar um laboratório, mas sim uma rede. Conta com as unidades do Guatupê em São José dos Pinhais, a unidade de fronteira em Foz do Iguaçu e oito Laboratórios Regionais – LARENS. Conta, ainda, com a parceria das Universidades de Maringá, Londrina e Ponta Grossa para a descentralização dos exames. Como coordenador de rede realiza capacitações para profissionais de outros laboratórios e para as vigilâncias.
Podemos afirmar que é  um laboratório de sucesso, pois é apontado pelos seus pares como um dos Laboratórios Centrais mais exemplares. Salientamos aqui o papel das vigilâncias, com as quais trabalhamos em conjunto para ofertarmos o melhor serviço de saúde para a população. Assim, o LACEN/PR possui papel estratégico na tomada de decisão da SESA. 
Sempre contou com profissionais dedicados formando uma equipe altamente qualificada e com um parque tecnológico de ponta e atualizado. Somente nesta gestão, de 2019 até agora houve um investimento de R$ 11.625.695,70 em equipamentos e mobiliários, sempre observando as necessidades da rede.

Podemos considerar como destaques do LACEN/PR:

  • Ser referência para Diagnóstico Laboratorial da Resistência Microbiana para os estados da região sul do Brasil e para os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 
  • Pioneiro na implantação de muitas metodologias de Biologia Molecular, tanto de doenças de interesse em saúde pública, como na Microbiologia de Alimentos visando resposta rápida para surtos relacionados a alimentos e água.

AGRADECIMENTOS - Neste momento especial da história do LACEN/PR, não podemos deixar de falar da pandemia da COVID-19, que  consideramos ser o maior desafio enfrentado pelo LACEN em toda a sua história, e que mais uma vez respondeu com iniciativas que a ocasião exigia. Tivemos parceiros que nos ajudaram nos momentos mais difíceis, como foi o caso da Copel e da Compagás, com a doação de insumos destinados à coleta de material para os exames. O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) que assumiu os exames de diagnóstico, o que possibilitou a testagem em massa, e deu condições ao LACEN/PR de realizar a Vigilância Laboratorial com a pesquisa de outros vírus causadores de doenças respiratórias e, mesmo durante a pandemia, conseguimos detectar variantes do vírus Influenza. 

A continuidade das outras atividades neste período pandêmico permitiu também a detecção de novos tipos de resistência antimicrobiana e, ainda, foram realizadas análises de vigilância sanitária dos saneantes mais utilizados no período. Foram habilitados 32 laboratórios, entre públicos e privados para realização do PCR, sob a coordenação da nossa colega Alix Mazzetto, que nos deixou esse ano, causando uma grande dor e saudades, aos servidores do LACEN/PR. 
A estruturação de uma rede robusta de testagem laboratorial para o SARS-CoV2 possibilitou que o Paraná tivesse uma noção do ritmo de crescimento da transmissão da doença, o que ajudou a prever a demanda por mais leitos nos hospitais e a compra de insumos. Isso, provavelmente, contribuiu positivamente para minimizar o número de casos graves e óbitos. Lembramos que em dois anos de pandemia foram realizados 4.350.739 testes no Paraná e o estado liderou o ranking nacional de testagem proporcional à população. 

Agradecemos o trabalho da equipe da casa militar, que com suas aeronaves transportou insumos de coleta para o interior do estado e as amostras para o LACEN/PR, de forma ágil.
Posteriormente, a Secretaria de Estado do Paraná estabeleceu um termo de gratuidade com as empresas do sindicato das empresas do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado do Paraná (Rodopar).

Agradecemos a equipe do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), que assumiu a produção de Meios de Transporte Virais durante a pandemia e, posteriormente, toda a produção de meios de cultura e reativos do LACEN/PR. 

Enfim, agradecemos a todos os parceiros que contribuíram para o andamento das atividades do LACEN/PR, e especialmente a todos os funcionários que se mantiveram unidos em seus postos de trabalho, a fim de cumprir essa missão tão importante que o LACEN/PR tem na Saúde Pública.

GALERIA DE IMAGENS